tag:blogger.com,1999:blog-606073350323406070.post621888234778961690..comments2023-12-23T07:18:15.109-03:00Comments on Mimecry Ilinx Courrier: A saída do Capitalismo já começouAugusto Patrini Menna Barreto Gomeshttp://www.blogger.com/profile/15030098479475004287noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-606073350323406070.post-60775474961264377022009-03-20T21:40:00.000-03:002009-03-20T21:40:00.000-03:00Saludo el Manifiesto radical cosmopolita. Es un do...Saludo el Manifiesto radical cosmopolita. Es un documento valioso que alienta la crítica permanente de dogmas y certezas que hasta ahora han frenado el desarrollo de la humanidad. Rigoberto Rodríguez, Facultad de Historia, USinaloa, MéxicoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-606073350323406070.post-19297378182892334252009-01-25T15:08:00.000-02:002009-01-25T15:08:00.000-02:00Manifesto Radical CosmopolitaUnião Cívica Radical ...Manifesto Radical Cosmopolita<BR/><BR/>União Cívica Radical Cosmopolita<BR/>Ou o Lado Luminoso de Osíris.<BR/><BR/>1. As nações não existem, são ficções conceituais construídas historicamente, por isso todas as fronteiras devem ser abolidas. A humanidade é apenas uma e toda vida se comunica. O nacionalismo é uma opção política de direita. Pelo advento Radical de uma cidadania Cosmopolita e Universal. <BR/>2. Pelo fim das nacionalidades. Por um pacifismo radical e não violento.<BR/>3. A América Latina e o cone sul devem dar o exemplo e abolir radicalmente suas fronteiras, permitindo a livre circulação de cidadãos. <BR/>4. É preciso amar a vida mais que o sentido da vida. Todo homem deve ter direito a um vir-à-ser eterno<BR/>5. Todo homem é singular, e deve ter as suas possibilidades intelectuais e físicas fomentadas. Todo homem deve ser livre e capaz de pensar, sem intermediários. Todo homem é um vir-à-ser eterno com múltiplos potenciais e que deve ser respeitado e deixado livre.<BR/>6. Tudo aquilo que é comumente aceito, os consensos, as práticas estabelecidas, os hábitos, as tradições são fatores que tornam o ser humano mais pobre, menos inteligente, mais indolente e apático. O questionamento, a dúvida, o ceticismo, a sublevação, e a revolta é um direito de todo cidadão. Todo pensamento transformador é insubmisso e perigoso para o poder estabelecido. <BR/>7. A moral cristã – e outras de fundo religioso - é nociva para os povos, promove apatia e à resignação, à culpa e à hipocrisia. Toda moral é hipócrita e nefasta. Que o homem seja amoral, livre e pensante. Que ninguém precise se sacrificar pelo coletivo ou por outro alguém. Pelo fim dos sacrifícios. Dar-se em sacrifício seja por qual causa é uma demonstração de fraqueza, medo e falta de caráter. A vida está acima de qualquer sacrifício. Que todo homem tenha o direito de ser laico e livre. <BR/>8. As utopias não libertam, criam monstros totalitários e Estados terroristas. Pelo fim das transcendências escatológicas – que a vida seja feita hoje e agora.<BR/>9. Pelo fim da centralidade do econômico na vida humana. Que todo cidadão consciente e livre negue-se a realizar trocas comerciais com dólares. Por uma comunidade de livre troca sul-sul. <BR/>10. Que o planeta, em sua totalidade seja respeitado e considerado em sua materialidade biologia e vivente. Por um radicalismo ecológico cotidiano. <BR/>11. Pelo fim de tudo que destrua ou que promova a morte. Por um planeta sem automóveis. <BR/>12. Por um nomadismo selvagem, radical e cosmopolita. Que todos sejamos bons anfitriões e fraternos. Que a multidão nômade seja respeitada, mas que a singularidade de cada ser humano seja garantida e respeitada.<BR/>13. Pela expansão da cultura, do saber, da arte e do viver pensante – radical e cósmico. Pelo fim dos fins: pelo fim dos utilitarismos. Os meios já são o fim. O utilitarismo existencial é algo que faz dos seres humanos vegetais.<BR/>14. Que todo ser humano, seja qual for sua história, seja considerado como ser singular, único, sujeito artístico de sua própria vida. Que o coletivo não esmague nunca o artístico do viver singular do individual e do privado.<BR/>15. Pelo fim de qualquer certeza, qualquer dogma – inclusive das afirmações deste manifesto – por uma prática de alteridade radical e cotidiana. Somos todos únicos e diferentes.Anonymousnoreply@blogger.com