quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Carta Aberta a Prefeitura de #Lorena




Lorena, 04 de novembro de 2013.

Assunto: Reclamação Rua Antonino Rosa Júnior


Exmo(s). Senhor (es),

Sou jornalista, historiador e professor. Recentemente, no mês de junho mudei-me de São Paulo para Lorena (depois de dez anos vivendo nesta capital) acreditando que aqui, gozando da boa qualidade de vida e tranquilidade que a cidade oferece, poderia melhor dar continuidade às minhas pesquisas em História Social, realizadas no âmbito da Universidade de São Paulo. Escolhi como minha residência uma rua próximo ao centro da cidade por entender que a grande oferta de serviços e a proximidade com o centro seriam-me de grande utilidade. A casa que aluguei situada na Rua Antonino Rosa Júnior pareceu-me ideal para meu escritório e minha biblioteca, e muito agradável por contar inclusive com uma varanda. Eu estava satisfeito com minha escolha, com a mudança de cidade, que inclusive me beneficiou com maior agilidade em minhas pesquisas. Entretanto no último mês de outubro, fui informado que haveria a mudança no fluxo de trânsito de carros na rua Comendador Custódio Vieira (rua comercial perpendicular a minha rua), e que duas quadras desta rua passariam a ter apenas uma mão. Estranhei essa mudança já que o impacto da mudança me parecia pouco significativo. Quando a mudança finalmente aconteceu, percebi que para meu espanto o fluxo do trânsito intenso da rua Comendador Custódio Vieira foi todo direcionado para a minha rua, que antes tranquila (por ser apenas residencial) passou a ter um trânsito intenso, com poluição sonora e fuligem proveniente dos carros e caminhões. Por ser inclusive uma rua de paralelepípedos agora somos submetidos a um barulho constante de carros além de uma grande trepidação que sacode janelas e vidros. 

Diante deste fato, gostaria de comunicar que a decisão talvez bem intencionada de melhorar o fluxo de carros na rua Comendador Custódio trouxe grande impacto a vida e ao bem-estar dos moradores da Rua Antonino Rosa Júnior, e ruas adjacentes, que agora são submetidos a uma barulho constante - que comprovadamente possuem consequências graves para saúde - e a poluição sonora e atmosférica. Já conversei com vários vizinhos e os impactos negativos vão desde dificuldade para dormir, nervosismo, vidros trincados - e no meu caso particular, dificuldades para me concentrar e dedicar-me ao meu trabalho. Inclusive o problema é agravado pelo fato que os motoristas passam na rua em grande velocidade, colocando em risco as crianças da vizinhança que costumavam brincar na rua. O impacto de uma mudança aparentemente simples causou um grande impacto negativo na vida de centenas de pessoas. 

Considero que a mudança no trânsito na Rua Comendador Custódio não foi significativa ao ponto de justificar tantos problemas causados aos moradores da Rua Antonino Rosa Júnior, e para as ruas adjacentes. Penso, mesmo, assim como outros cidadãos da região, que a mudança foi totalmente inútil. Além disso, considero que pelo fato de que ninguém foi consultado a mudança deu-se de forma autoritária constituindo um verdadeiro desrespeito aos cidadãos. Considero que uma cidade moderna e com uma gestão eficiente deve priorizar o bem-estar de seus cidadãos, e que como indicam as ultimas pesquisas em gestão urbana a mobilidade urbana deve estar pautada em transporte público e transporte sustentáveis como bicicletas etc. Priorizar o sistema individual motorizado é uma atitude pouco eficiente, contraproducente, e que traz um impacto negativo importante aos cidadãos (aqueles não motorizados como também para os motorizados.).(Como pode ser visto por exemplo aqui. )

Assim sendo gostaria de pedir providências para que resolvam o problema de centenas de cidadãos e moradores que não podem ter o seus direitos a paz e tranquilidade negados somente para que duas quadras de uma rua comercial tenham um melhor fluxo de automóveis. 


Sem mais,

Augusto Patrini Menna Barreto Gomes
historiador, jornalista e professor

2 comentários:

Pastor Ricardo Solano disse...

Vem morar no Mondesir

Pastor Ricardo Solano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.