quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Convite: Lançamento Revista Perseu





Revista PERSEU:
História, Memória e PolíticaRevista do Centro Sérgio Buarque de Holanda da FPAano 1 - nº 1 - dezembro 2007 R$38,00 - 352 páginas - comprar
Uma História em que os habituais nomes “de vulto”, fatos oficiais e curiosidades amenas cedem lugar aos trabalhadores, à luta pela defesa dos direitos civis e à reflexão sobre o nosso tempo e o nosso país: essa é a proposta da revista PERSEU: História, Memória e Política. Editada pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda – núcleo da Fundação Perseu Abramo responsável pelo resgate da memória do Partido dos Trabalhadores e dos movimentos sociais que lhe deram origem –, PERSEU tem como desafio ser o canal de difusão de pesquisas e de análises sobre a esquerda contemporânea do Brasil e do mundo, tratada de forma abrangente, para além de seu caráter político-partidário. A pluralidade de enfoques e a diversidade dos assuntos tratados nos artigos de PERSEU se farão acompanhar por dossiês temáticos. O primeiro deles será dedicado à construção do Partido dos Trabalhadores, tomando como ponto de partida a reunião inaugural, realizada há 28 anos, no Colégio Sion, em São Paulo, em 10 de fevereiro de 1980, com textos de Alexandre Fortes, Marco Aurélio Santana e Carlos Henrique Menegozzo, acompanhados da publicação de documentos textuais e de um Caderno de fotos.Entre os artigos deste primeiro número, encontram-se temas como as Ligas Camponesas antes do golpe de 64; a formação do movimento negro contemporâneo no Brasil; o teatro de resistência solidária; o cinema engajado de João Batista de Andrade; o teatro de Plínio Marcos; a Era Vargas e o mundo rural; e as trabalhadoras da indústria de calçados nos anos 1980. Além dos autores já mencionados, estão presentes na estréia da PERSEU: Perseu Abramo, Paul Singer, Mario Pedrosa, Vinicius Donizete de Rezende, Marcus Dezemone, Pablo Francisco de Andrade Porfírio, Amilcar Araujo Pereira, Kátia Rodrigues Paranhos, Elizabete Sanches Rocha, Alcides Freire Ramos.


29 de fevereiro, sexta-feira, às 19h – na sede da Fundação Perseu Abramo (Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - São Paulo/SP). No dia do lançamento, a revista terá 30% de desconto. Mais informações: 5571.4299 – r. 125.

Nenhum comentário: