quinta-feira, 27 de março de 2008

Фёдор Миха́йлович Достое́вский

Fyodor Mikhaylovich Dostoevski (Фёдор Миха́йлович Достое́вский, às vezes escrito Dostoyevsky) nasceu em 11 de Novembro de 1821 em Moscou, Rússia; faleceu em 9 de Fevereiro de 1881 em São Petersburgo, Rússia. Escritor, uma das maiores personalidades da literatura russa. Às vezes nomeado como o fundador do existencialismo.

“Durante toda a vida, eu não podia sequer conceber em meu íntimo outro amor, e cheguei a tal ponto que, agora, chego a pensar por vezes que o amor consiste justamente no direito que o objeto amado voluntariamente nos concede de exercer tirania sobre ele”

“Penso até que a melhor definição do homem seja: um bípede ingrato. Mas isto ainda não é tudo, ainda não é o seu maior defeito; o seu maior defeito é a sua permanente imoralidade”

Dostoivski IN: Memórias do subsolo


"Acontece que a mágoa verdadeira e indiscutível é às vezes capaz de tornar grave e resistente até um homem fenomenalmente fútil.”

"Meu amigo, a verdade verdadeira é sempre inverossímil, você sabia? Para tornar a verdade mais verossímil, precisamos necessariamente adicionar-lhe a mentira”.

"Há momentos, você chega a esses momentos, em que de repente o tempo pára e acontece a eternidade"

"O homem é infeliz porque não sabe que é feliz, só por isso."

“Se Deus existe, então toda a vontade é Dele, e fora da vontade Dele nada posso. Se não existe, então toda a vontade é minha e sou obrigado a proclamar o arbítrio.”

“Para mim não existe idéia superior à de que Deus não existe. Tenho atrás de mim a história da humanidade. O homem não tem feito outra coisa senão inventar um deus para viver, sem se matar; nisso tem consistido toda a história do mundo até hoje.”

Indem, IN OS Demônios.


"É melhor ser infeliz, porém estar inteirado disso, do que ser feliz e viver sendo feito de idiota."

"Livre arbítrio e o dinheiro, ou seja, com os dois objetos que distinguem cada u
m de nós de um quadrúpede."
"Os criadores e os gênios, no início da sua carreira, quase sempre, e muitas vezes até no fim, sempre foram considerados pela sociedade como uns parvos e uns malucos — é esta uma das observações mais triviais e sabidas."
“Existe intelecto, mas não com idéias próprias; existe coração, mas são pouco generosos; e assim por diante, em todos os sentidos. Há inúmeras pessoas assim, mais ainda do que parece. Dividem-se em duas categorias principais: as limitadas e as mais espertas. As primeiras são as mais felizes. É mais simples para uma pessoa se sentir vulgar em vez de se julgar extraordinária e original e com isso se lisonjear a si própria sem vergonha. Bastaria a algumas das nossas meninas cortar o cabelo e colocarem uns óculos azuis e catalogarem-se de niilistas para se convencerem imediatamente que, ao porem os óculos, começaram a ter logo as suas próprias convicções. (...) Gavrila pertencia à segunda categoria: a das mais espertas, embora todo ele estivesse contaminado pela ânsia da originalidade. Ora esta categoria como referi mais acima, é bastante mais infeliz do que a dos limitados.”

Idem IN: O Idiota



"O amor é mestre, mas é preciso saber adquiri-lo, porque se adquire dificilmente, ao preço de um esforço prolongado; é preciso amar, de fato, não por um instante, mas até o fim."

"A perversidade deve não somente ser autorizada, mas reconhecida como a saída mais razoável de cada ateu”.

Idem IN: Os Irmãos Karamazov


Todos os Livros publicados pela Editora 34

Nenhum comentário: