terça-feira, 4 de março de 2008

Pequenas dicas de etiqueta para uma vida civilizada em uma cidade super povoada







1. Quando estiver em um local público, fale baixo. Ninguém a sua volta tem nada a ver com sua vida privada. Fale baixo, respeite as outras pessoas.


2. Não fale nem toque em pessoas que não conhece. Quando precisar pedir uma informação ou falar com alguém que não conhece use os civilizados: bom dia, por favor, obrigado, desculpe-me. Quando esbarrar em uma pessoa na rua, peça desculpas.


3. No trânsito não buzine sem necessidade, e, por favor, respeite a preferências que os pedestres têm quando na faixa de pedestre. Se puder, reeleia o código nacional de trânsito.


4. Lembre-se que você vive em uma sociedade e não em uma caverna. Respeite seu co-cidadão. Respeite e seja respeitado. Escove os dentes todos os dias, e tome banho todos os dias. Isso é básico.


5. Quando estiver em um transporte público peça desculpa ao esbarrar ou tocar nas pessoas. Fale baixo.


6. Fale baixo e respeite a individualidade alheia. Respeite a velocidade e o modo de vida das outras pessoas. Ninguém tem nada têm culpa da sua falta de tempo e de seus problemas.


7. Quando comer em público, por favor, coma de boca fechada, e não fale com comida na boca.


8. Quando estiver aguardando lugar em um café ou restaurante respeite a ordem de chegada. Em público, fale baixo, é grosseiro e mal educado falar alto. Fale com respeito aos atendentes de locais públicos: use bom dia, boa noite, obrigado, desculpe-me, eu gostaria etc


9. Respeito os mais velhos.


10. Não queira impor suas concepções religiosas e morais aos outros. O Brasil é uma república laica e ninguém têm o direito de impor dogmas religiosos a outros.

Nenhum comentário: